segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nacional: Dilma confirma subsídio para passagens em voos regionais




A presidenta Dilma Rousseff reafirmou hoje que o governo vai subsidiar passagens aéreas em voos regionais para que os preços se tornem competitivos e estimulem a movimentação de passageiros nessa modalidade. A medida faz parte do pacote para aviação regional, lançado em dezembro do ano passado pelo governo.

“Vamos subsidiar assentos nos aviões para que eles se tornem competitivos, ou seja, nós pagamos a diferença entre a passagem de ônibus e o preço médio da passagem de aviação. Para aviões regionais, nós vamos bancar”, disse a presidente em discurso durante uma visita em Campo Grande.

Além do subsídio nos bilhetes, os terminais com movimentação anual inferior a 1 milhão de passageiros terão isenção de tarifas aeroportuárias e aeronáuticas para aumentar a competitividade. 

O subsídio nas passagens será aplicado aplicado no caso de aeronaves com pelo menos 50% dos assentos efetivamente ocupados e será limitado a 60 assentos, conforme informações dadas pela Secretaria de Aviação Civil na época do lançamento do pacote.

A presidente disse que os aeroportos regionais do País serão "melhorados, modernizados e reequipados”, com melhoria e ampliação da infraestrutura atual. “Vamos padronizar o aeroporto regional no Brasil: ele vai ter um terminal de passageiros, uma pista e pátio, vai ter uma característica com equipamentos para permitir pousos e decolagem de jatos em alguns”, detalhou. 

Fonte: Panrotas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Empresa aérea Azul poderá ligar Parnaíba ao resto do Brasil


A partir de 19 de abril a empresa aérea Azul - Linhas Aéreas Brasileiras iniciará as operações na rota inédita Recife/Teresina. O vôo tem início às 22 horas em salvador com destino a Recife e depois Teresina, chegando às 01h20min, ficando ali parado por 03h40min quando retorna para Recife às 5 da manhã. Este tempo com a aeronave no solo é prejuízo para empresa devido aos custos com estacionamento e tripulação, sem contar que este tempo poderia ser consumido transportando passageiros, gerando mais receita para a Azul.



Neste momento surge uma grande oportunidade para uma rota com destino a Parnaíba, com retorno imediato para Teresina, para aproveitar o tempo que a aeronave da Azul fica parada em Teresina e em seguida dar sequência a rota já antes estabelecida.


Nos planos de expansão da Azul Linhas Aéreas para 2013 já há estudos adiantados para vôos regulares ligando Parnaíba a Teresina, sendo o 110ª destino da empresa (atualmente ela tem 106 destinos).


A Azul Linhas Aéreas poderá iniciar suas operações em Parnaíba em 2013 com aeronave ATR 72-600 (foto acima) com capacidade para 68 passageiros.

Para sanar o problema de ligar Parnaíba ao resto do Brasil por via aérea e sabendo dos planos da Azul, é que o senador Ciro Nogueira (PP) conversou no final da semana passada com o governador Wilson Martins para ajudar na intermediação da apresentação de proposta para a Companhia Aérea Azul operar no Piauí, com voo para Parnaíba (345 km da capital) e de Teresina para Recife (PE). O vice-governador, Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB), disse que a Azul quer do governo incentivo fiscal para operar em Parnaíba e ter um voo de Teresina para Recife.

Fonte: Jornal da Parnaíba